Fala galerinha! Aqui é o Alex Silva e sejam muito, mas muito bem vindo à Casa do Carvalho!
É com muito prazer que anuncio a parceria entre o canal PlusPower e o site Casa do Carvalho, com isso, euzinho aqui vou trazer artigos sobre Pokémon TCG para este incrível site!
Para aqueles que não me conhecem, vai aqui uma pequena introdução: Eu sou Alex Silva, jogador profissional de Pokémon TCG e criador/apresentador do canal PlusPower (canal voltado a Card Games, especialmente Pokémon). Tenho inúmeros títulos dentro do cenário nacional e internacional e atualmente luto para me manter entre os 8 melhores jogadores da América Latina.
Eu vou escrever alguns artigos e compartilhar um pouco das minhas histórias e experiência para auxiliá-lo na sua evolução como mestre Pokémon!
No artigo de hoje, comentarei sobre um assunto que não sai da cabeça dos jogadores profissionais de Pokémon TCG: o Special Event de Curitiba, que acontece nos dias 15 e 16 de junho!
Esse evento será muito importante, uma vez que será o último grande campeonato no Brasil antes da rotação 2019/2020 (que acontece no dia 15 de agosto) e, com isso, podemos esperar de tudo: jogadores desesperados em busca de pontos para a vaga do mundial; jogadores na busca de pontos para se consolidar entre os 8 melhores da América Latina; e, por fim, jogadores for-fun que terão uma última grande oportunidade para utilizar suas cartas favoritas antes da rotação. Posso afirmar que esse evento estará imperdível e cheio de emoções!
Mas, se você ainda está perdido e não sabe o que utilizar neste evento de fechamento, eu vou apresentar algumas opções de baralhos que sempre dão bom!
4. Zoroark Variants

Zoroark-GX faz sucesso desde o seu lançamento e já foi vencedor de todos os tipos de eventos premier existentes (Regional, Internacional e Mundial). O bichinho é tão forte que foi capaz de dividir a comunidade de Pokémon TCG em duas: os Pró-Zoroark-GX e os Anti-Zoroark-GX. Não importa qual seja o seu lado nesta disputa, uma coisa é certa: em algum momento do campeonato você vai jogar contra Zoroark-GX. Por isso é muito importante ter em mente as principais versões que estão dando as caras por aí.
Sua estratégia já é batida, consiste em montar a maior quantidade possível de Zoroark-GX em jogo, abusar da sua habilidade para conseguir cartas adicionais e utilizar Batida Desenfreada para causar nocautes no seu oponente. Quando a situação complicar, você pode evitar os nocautes com Poção Máxima e Acerola ganhando turnos adicionais de jogo.
Elos Inquebráveis melhorou o arquétipo de fogo com o lançamento de Reshiram & Charizard-GX e de Soldadora. Assim, as versões mais populares de Zoroark-GX agora contam com Dewgong da SM10 ou Slowking da SM8 para tentar amenizar a desvantagem. Lycanroc-GX da SM2 acabou caindo em desuso, mas pode reaparecer após a recente ascensão de Pikachu & Zekrom-GX. Persian-GX é outro Pokémon que possui uma sinergia incrível com Zoroark-GX, sua habilidade permite procurar por duas cartas no baralho quando um Pokémon-GX for nocauteado! Podemos dizer que é o “pulo do gato” para acertar jogadas e responder o seu oponente após um nocaute. Seus dois ataques também são muito úteis: Represália tem o pico de dano entre 190 e 240 (com uso de Faixa da Escolha + Professor Nogueira), ou seja, um ótimo ataque finalizador.
Já Contra-arranhar-GX é uma cópia do Corte Transversal GX do Golisopod-GX (primeiro grande parceiro do Zoroark-GX) abrindo espaço para jogadas ofensivas/defensivas. Energia Tripla de Aceleração também caiu muito bem no Zoroark-GX, já que pode funcionar como uma DCE por um turno ou pagar os custo dos ataques do Persian-GX, Dewgong SM10 e Slowking SM9.
Problemas, quais são? Os novíssimos Pokémon-GX Aliados! Zoroark-GX não tem condições de anular dois dos principais baralhos do formato ao mesmo tempo: Pikarom e Reshizard. Qualquer um dos dois conseguem nocautear Zoroark-GX deixando-o sem opção. Zoro-Fighting perde para Reshizard. Zoro-Water perde para Pikarom. Zoro-Hidrido perde para sua instabilidade. O caminho é escolher a versão que se adapta melhor ao seu estilo de jogo e trabalhar o máximo possível as partidas ruins!
3. Zap Beast

Já ouviu e expressão “comendo pelas beiradas“? Pois bem, ela é perfeita para definir a estratégia do Zap Beast. Ele é um baralho rápido, mas que não tem condição de nocautear quase nenhum Pokémon-GX com um ataque. Assim, ele utiliza muito Guzma ou alguns modificadores de dano (Faixa da Escolha, Eletropoder e Santuário da Punição) para conseguir acertar os nocautes contra esses Pokémon. Seu objetivo é conseguir um nocaute a cada turno não importa qual Pokémon tenha que nocautear!
Jirachi com efeito de recuo (Skate de Fuga, Substituição, Corda de Fuga e Guzma) traz estabilidade ao baralho permitindo a constante busca por recursos mesmo após um Pokémon ser nocauteado.
Já as Ultracriaturas são muito poderosas quando utilizadas nos turnos ideias. Você tem várias opções disponíveis dependo das partidas que esperar enfrentar:
- Buzzwole é o caçador dos Pokémon Noturno, Elétrico e Normal já que bate em suas fraquezas.
- Nihilego consegue copiar qualquer ataque do oponente, sendo ótimo para finalizar a partida.
- Kartana-GX e Buzzwole & Pheromoza-GX vão muito bem contra Pokémon-regular por causa de seus GXs.
- Kartana é o terror dos Pokémon com fraqueza ao tipo planta; por fim
- Celesteela é uma ótima opção para derrubar baralhos tank como Gardevoir & Sylveon-GX.
- Tapu Koko-GX entra como finalizador de Pokémon-GX (Aliado ou não) já que consegue se beneficiar do alto número de energias do oponente.
O baralho é bem completo e sempre consegue construir rotas inusitadas para vitória. Sua desvantagem aparece quando se depara contra Muk de Alola ou efeitos curativos como Acerola, Poção Máxima ou Miltank da SM4.
2. Pikarom
Pikachu & Zekrom-GX foi o primeiro grande Pokémon Aliado a ser lançado. Foi campeão regional e internacional na mão dos jogadores brasileiros Alexandre Braga e Gustavo Wada e tem fortes chances de ganhar o Special Event de Curitiba.
Acho interessante discorrer um pouco sobre as mudanças pela qual as listas passaram desde seu primeiro evento.
No começo, as versões turbos (com várias Substituições de Energia e Acro Bike) estavam em alta já que permitiam ao Pikarom atacar no turno 1 e dominar a partida. O problema é que o baralho contava com um estratégia Glass Cannon (canhão de vidro – gíria de jogos utilizada para definir personagens com grande ataque e pouca sustentabilidade), portanto, ou se ganhava rápido ou se perdia na mesma velocidade. Normalmente esse tipo de estratégia não prospera a longo prazo e foi o que aconteceu. As versões seguintes já mesclavam Pikarom, Zapdos e Jirachi na busca pelo equilíbrio e sustentabilidade. Jirachi e Zapdos é uma base altamente eficaz contra Pokémon-GX, quando combinada com Pikarom, você tem um baralho que mescla com satisfação dois estratagemas diferentes.
Por ser mais equilibrada, esta última versão dominou e desde lá as grandes mudanças foram para deixá-la cada vez mais estável e consistente. Elos Inquebráveis colaboraram com esses elementos com o lançamento de Radar Eletromagnético e de Dedenne-GX.
O baralho muito equilibrado e consegue se adaptar contra qualquer estratégia! Com certeza uma das melhores escolhas para o Special Event!
1. Reshiram & Charizard-GX
É muito difícil não colocar esse Pokémon-GX Aliado em primeiro lugar. Desde que foi lançado, Reshizard vem conquistando cada vez mais espaço. Foi o grande campeão do Regional de São Paulo e já conquistou inúmeros top mundo afora.
Sua estratégia é bem simples, você vai energizar seu Reshiram e Charizard-GX com Kiawe ou Soldadora e sair nocauteando qualquer coisa que aparecer pela frente. Seu grande diferencial é que, algumas vezes, apenas um Reshizard é o suficiente para definir a partida.
Duas versões fazem bastante sucesso: a primeira (e minha preferida) leva uma imensidade de Jirachi e elementos de mobilidade para trazer consistência ao baralho; a segunda abre mão de quaisquer Pokémon com habilidade para se beneficiar da treinadora Exploração da Green. Esta última versão conta com uma “toolbox” de Itens para resolver qualquer situação, como Poção Máxima e Pegador Personalizado!
O baralho ainda contas com uma vastas gama de de Pokémon-regulares que podem ser utilizados, os mais comuns são Reshiram SLG, Lugia Luminescente SLG, Volcanion SM10, Arcanine SLG e Miltank SM (que consegue curar muito quando combinado com Soldadora).
Snorlax e Eevee-GX foi uma adição para combater Zoroark-GX e fez tão eficientemente o trabalho que muitas versão chegam a levar duas cópias dessa fofura.
Um dos grandes problemas de ser o “número 1” é que todos os holofotes estão voltados para você. É justamente essa a grande desvantagem de Reshiram e Charizard-GX, todos estão preparados e sabem como jogar contra. Zoroark-GX adotou os atacantes do tipo aquático, os baralhos elétricos contam com Tapu Koko-GX, os baralhos tier 2 (Weezing, Hoopa e afins) são feitos para bater Reshizard e, ainda assim, ele continua um dos mais cotados a levar o Special Event de Curitiba.
Aquele baralho que vai deixar saudades!
Como explicado no começo do artigo, esse torneio é uma das últimas oportunidades de você utilizar cartas e baralhos que gostou de utilizar na temporada 2018/2019!
Então galera, o conselho que eu dou é: seja feliz e aproveite para celebrar com grande estimo o SPE! Gosta de meme?! Então vai de meme! Gosta de stall?! Então vai de stall! Unown hand, o quê acha?! Eu acho TOP! Aproveita essa oportunidade para se divertir!
“Mas Alex, será que vou ter chance de ganhar?!” É claro que sim! Apenas treine o suficiente com o seu baralho para conseguir fazer escolhas mais eficientes que o seu oponente. Eu garanto para você, se mais pessoas seguirem esse pensamento, mais chance nos teremos de um baralho “não-meta” vencer o torneio!
Aproveite para jogar uma última vez com aquelas cartas que vão deixar saudades!
Bem pessoal, chegamos ao final do nosso artigo e eu espero que vocês tenham gostado! Se gostaram não se esqueçam de visitar meu canal no Youtube e me seguir nas redes sociais!
Um abraço e até mais!
Comenta ai, fí