A Play! Pokémon anunciou hoje (29) a atualização da lista de cartas banidas dos formatos de Pokémon TCG, que terá validade a partir do dia 27 de novembro. Com isso, também atualizamos a nossa sessão de cartas banidas do Pokémon TCG.
Nenhuma alteração foi feita ao formato Padrão, porém a banlist do Formato Expandido recebeu 4 cartas – Sableye (BW Exploradores da Escuridão 62/108), Milotic (XY Flash de Fogo 23/106), Shaymin-EX (XY Céus Estrondosos 77/108, 77a/108, 106/108) e Oranguru (SM Ultra Prisma 114/156).
De acordo com a nota da TPCi, o banimento das 4 cartas aconteceu embasada nas seguintes razões:
• A habilidade Indulgência de Energia da Milotic não funciona com Pokémon-EX, porém funciona em Pokémon-GX e Pokémon V. Isso possibilita alguns combos indesejáveis, como um com o Trevenant & Dusknoir-GX e o Treinador Ás. Conforme mais Pokémon V saem, seria muito provável que mais combos destrutivos fossem descobertos com a Milotic.
• Os ataques Gerenciamento de Recursos do Oranguru e Caçada no Lixo do Sableye permitem facilmente a reutilização infinita de recursos. Numa tentativa de frear a eficiência de algumas estratégias de Lock e/ou Controle, estas cartas foram banidas.
• A quantia total de cartas que a habilidade Acerto do Shaymin-EX compra permitia o funcionamento de decks com combos perigosos com uma consistência assustadoramente alta. Com a introdução da Rede de Recolhida, ficou muito fácil utilizar a habilidade Acerto repetidamente no mesmo turno. Os efeitos do Crobat V e do Dedenne-GX são similares ao do Shaymin-EX, então este tipo de carta não está completamente fora de jogo, porém as habilidades destes outros Pokémon são limitados a 1 uso por turno.
RIP Shaymin-EX pela 2ª vez
Comenta ai, fí