Desde 2018 fazemos traduções para PT-BR de cartas novas que o site da Pokébeach traduz para o inglês. E como fazemos as traduções diretamente nas cartas através da Magia do Photoshop, nos sugeriram criar proxys para o pessoal que queira praticar.
Portanto, é possível baixar os arquivos para imprimir todas as cartas que traduzimos aqui no site! Uma vez que coleções no Japão saem com 2 ou 3 meses de antecedência em relação às nossas, você pode fazer testes de variações de baralho, ajustes e praticar com outros jogadores e se preparar para possíveis mudanças no meta, antes mesmo das coleções serem lançadas no ocidente. E o melhor de tudo, com cartas em português! 😀
Mas o que são Proxys?
Proxy é um termo usado por jogadores de card-games para se referir a uma carta física não-oficial. Ela pode ser uma versão alternativa editada de uma carta, uma representação de uma carta específica ou até mesmo uma carta criada por você. A maioria dos jogadores que usa Proxys as utilizam para praticar enquanto não adquirem a versão oficial daquela carta, para utilizar em torneios.
Proxys não possuem valor comercial, então não devem ser vendidas e muito menos utilizadas em torneios oficiais. Alguns torneios locais permitem o uso de proxys, mas é algo que precisa ser definido entre os jogadores e os organizadores.
E como eu baixo essas paradas?
Além de disponibilizar as artes em tamanho completo aqui no site, também fazemos o upload de todas as cartas na nuvem. É possível acessar os links diretamente no menu superior em Pokémon TCG, no submenu Pasta do Mega ou Pasta do Drive.

Nestes links há pastas com coleções oficiais já lançadas no Brasil e pastas com nossas traduções, identificadas pelo (JP) no final. Uma vez que a coleção ocidental seja lançada, removemos as cartas traduzidas para manter as proxies com os textos oficiais em PT-BR.
A raiz da pasta com as coleções da série atual, como no caso atual, Espada e Escudo. Uma vez que uma série esteja completa, como Sol e Lua, Black & White e XY, as manteremos todos seus conteúdos dentro de pastas individuais, para uma melhor organização.
Vale ressaltar que essas cartas não possuem valor comercial e não podem ser vendidas ou usadas em torneios oficiais. O objetivo é apenas para uso pessoal e treinamento, para que jogadores veteranos possam se preparar para as coleções antecipadamente e para que novos aspirantes a jogadores possam conhecer o jogo antes de um investimento financeiro em produtos.
É isso, bons jogos! 😀
Comenta ai, fí