Como um último adeus ao meta que nunca existiu (Ultra Prisma – Escuridão incandescente), tivemos um último grande evento antes da tão aguardada rotação. Com mais de 1100 Jogadores o POG 2020 foi uma simulação do mundial criada de fãs do jogo para outros fãs – e só posso dizer que foi uma das melhores experiências que tive jogando um torneio online!
Vamos ver como foi o torneio e também o que podemos aprender para levarmos pro novo meta.
Como foi o Meta?
Como esperado de um torneio de grande porte, o Dia 1 foi recheado de baralhos bem populares como ADP/Zacian (21,57%) , Centiskorch VMAX (12,05%), Vikavolt V (10,30%) e Eternatus VMAX (9,70%). Somente esses decks já representam aproximadamente 54% dos utilizados no primeiro dia. Sem dúvidas, foram os decks que todo mundo pelo menos cogitou em jogar porem serem extremamente consistentes e fortes, cada um do seu jeito.
Para o Dia 2 do torneio, onde 256 pessoas passaram para a rodada do suíço, os 4 baralhos mais populares se mantiveram em alta: ADP/Zacian (21,49%) , Eternatus VMAX (11,71%) Centiskorch VMAX (11,32%) e Vikavolt V (9,35%). Vamos falar um pouco de cada deck:
ADP Zacian
A popularidade do baralho não é para menos. No formato Padrão não temos como anular efeitos nos Pokémon do oponente, então uma vez que o golpe Origem Alternativa GX+ seja usado – permitindo ao jogador comprar uma carta de prêmio adicional ao nocautear um Pokémon do adversário – muitas vezes o jogo é decidido nos primeiros turnos com uma Ordem de Chefia, gerando também uma pequena vantagem contra baralhos “baby” (apelido dado aos Pokémon que fornecem apenas um prêmio).
Centiskorch Vmax
O deck é conhecido por ir aumentando seu dano gradativamente conforme passa os turnos. Seu golpe Centiferno GMAX pode chegar a danos astronômicos por conseguir se auto-acelerar após um ataque, sempre garantindo um dano adicional de 40 pontos para cada energia de fogo adicionada ao Pokémon.
Vikavolt V
O Item Lock voltou – e agora mais forte do que nunca. Seu antecessor, Seismitoad-EX, fez um belo estrago enquanto esteve no formato e dessa vez o besouro ainda com vantagens adicionais das cartas Tapu koko Estrela Prisma, Montanha Trovejante Prisma, Zeraora-GX e Eletropoder. O baralho tem tudo para ser um dos melhores item lock de todos os tempos.
Eternatus VMAX
Talvez o baralho mais Hypado da nova coleção. Com sua habilidade Zona Eterna você pode ter até 8 Pokémon do tipo Noturno em jogo e ainda ganha o bônus adicional do seu ataque Medo Sem Saída, que aumenta seu dano quanto mais Pokémon Noturno estiverem em jogo. Não bastando isso, ele ainda conta com algumas cartas adicionais como Zigzagoon de Galar e Rede de Recolhida para conseguir fechar os danos necessários do formato.
Correndo um pouco abaixo dos mais populares, tivemos alguns representantes jogando de Pikachu/Zekrom, Baby Blacephalon, Lucario/Melmetal e Decidueye. Sem dúvidas são decks que ninguém subestimava, mas muitos ficaram com o pé atrás de jogar por ainda encontrarem dificuldades em partidas com os decks mais populares, ou até mesmo em sua consistência.
Pikachu e Zekrom-GX
O deck imortal, é incrivel que o baralho sempre está vivo no formato e nunca deixa de estar forte também! O golpe Relâmpago de Aliados GX é um dos melhores GX do jogo, onde pode nocautear algum Pokémon que está no banco – normalmente um Dedenne-GX, ou até mesmo um atacante que já esteja com danos. E com a coleção Escuridão incandescente o baralho ganhou a adição do Vikavolt V, um ótimo Pokémon para utilizar em partidas que o oponente abuse de itens.
Baby Blacephalon
Escuridão Incandescente não trouxe muitas coisas para o baralho, no máximo um Crobat V (e que pouquíssimas versões utilizam, ainda). Porém, é o deck que consegue nocautear qualquer coisa no formato e é um baralho extremamente forte – ainda que com alguns problemas de consistência.
Lucario e Melmetal-GX
Talvez o deck que mais me surpreendeu na lista, porém um dos principais motivos é o seu golpe Muralha Metálica GX+ que, além de diminuir o dano do adversário em 30, possui o efeito adicional de descartar todas as cartas de energia do Pokémon Ativo do oponente, atrasando muito o jogo do adversário.
Decidueye
O novato da galera de um prêmio, sua habilidade Camuflagem Florestal consegue anular diversos atacantes GX e V do jogo. Muitos baralhos acabaram levando cartas específicas apenas para não ter um Autoloss deste baralho.
Como foi o Top 8
O Top 8, além dos decks mais populares, contou também com 3 baralhos bem diferentes, Mewtwo/Mew, Magcargo Mill e Cinccino Control. Mesmo com Vikavolt V no formato, alguns decks de controle e mill (de descartar o baralho do oponente) ainda se saíram bem!
O confronto do Top 8 entre os decks foram:
- Pikachu/Zekrom-GX x Mewtwo/Mew-Gx
- ADP x Pikachu/Zekrom-GX
- Eternatus Vmax x Vikavolt V
- Cinccino Controle x Magcargo Mill.
O Top 4 contou com os embates:
- Cinccino Control x Mewtwo/Mew-GX
- Vikavolt-V x Pikachu/Zekrom-GX
E a final contou com:
- Pikachu/Zekrom-Gx x Cinccino Control
E tivemos Pikachu/Zekrom-Gx como campeão desse torneio. A grande curiosidade da lista campeã é que somente tivemos a adição da carta do Vikavolt V – e você pode conferir a lista do top 8 abaixo!
O que brilhou de Escuridão Incandescente
Fragmento Turbo Pietro Energia Incandescente Energia Oculta Capa da Determinação Ornitólogo Crobat V
Além dos principais Pokémon atacantes, é interessante ficar de olhos nessas 7 cartas acima para o pós-rotação. Muitos dos baralhos perderão algumas peças fundamentais nas suas mecânicas, porém outros acabaram ganhando uma incrível força com a adição das cartas acima. Então é sempre bom ter no mínimo 3~4 cópias dessas cartas, por segurança.
Vale lembrar que Fragmento Turbo e Ornitólogo vem em baralhos temáticos e possivelmente Crobat V aparecerá em um produto especial em 2021 assim como foi com Tapu Lele-GX e Dedenne-GX.
Pós-Rotação: Esses decks jogam?
A resposta é aquele famoso: DEPENDE
. Vamos considerar os baralhos aqui citados como exemplo.
- ADP/Zacian – Parece que não vai sumir tão cedo do meta, o deck perde pouquíssimos recursos e parece que sempre ganha algo para ficar mais forte a cada momento.
- Eternatus VMAX – utilizando a lista que fez top 8 o baralho perde apenas a Bicicleta Acro o que não é uma grande dor para o baralho que deve continuar forte por um tempo.
- Centiskorch VMAX – O mesmo se aplica aqui , percas quase nulas baralho continua forte.
- Pikachu/Zekrom-GX e Vikavolt-GX – Aqui a coisa começa a complicar, ambos os baralhos perdem coisas muito parecidas como Eletropoder, Montanha Trovejante e até a Tech do Zeraora-GX. São cartas muito importantes que, sem dúvida, afetarão muito o modo de jogar com esses baralhos.
- Cinccino Control e Magcargo Mill – Felizmente para alguns e infelizmente para outros ambos os decks deixarão de jogar em sua essência, Cinccino ainda continua no jogo por mais uns anos porem perde muita de suas ferramentas e seus parceiros juntos. O galera que gosta de jogar de controle vai ter que se reinventar e descobrir um novo baralho para o formato.
- Mewtwo/Mew-Gx – O Baralho perde muitos parceiros tanto como energização quanto como suporte para o ataque, é um baralho que provavelmente deveremos ver bem menos no metagame porem Soldadora ainda é uma carta que deixa o baralho vivo por um tempo.
- Baby Blacephalon – A rotação do Sílex de Fogo praticamente acaba com a vida do deck. A carta ainda é jogável, porém o baralho terá que se reinventar para chegar novamente nos danos astronômicos desse novo meta.
Esse torneio foi um ótimo modo de encerramos a temporada em grande estilo e também já nos preparamos para um novo meta que começa no dia 28/08. E você? Já sabe com qual baralho vai jogar no pós-rotação? Tem alguma sugestão de tema para próximos artigos? Comente ai para nós – aproveite que é de GRÁTIS!
1 comentário