Entrevista revela opcionalidade de autosave e comenta o retorno de Pokémon em jogos futuros

Em recente entrevista da Gameinformer com Shigeru Ohmori, diretor de Pokémon Sword & Shield, informações do processo de troca de informações no jogo na Wild Area resultaram na revelação oficial da introdução do autosave no jogo. Segundo Ohmori:

Quando você se conecta com eles (jogadores) para fazer uma troca ou alguma interação, o jogo alterna para uma conexão sincronizada. (…) É uma nova feature que implementamos, a funcionalidade completa de autosave. Tradicionalmetne nos jogos Pokémon é importante escrever os seus relatórios para salvar o seu jogo e isso sempre foi um padrão. Nós possuimos essa feature de autosave desta vez, onde você pode simplesmente se aventurar e o seu progresso será constantemente salvo.

A função, segundo a Gameinformer, pode ser desabilitada durante o jogo – o que pode ser útil principalmente em encontros com Pokémon Lendários e Shiny Hunts. Ohmori também comenta:

Acredito que o Nintendo Switch, comparado a consoles anteriores, é um pouco mais difícil de resetar seu jogo. Por exemplo, o NES possuia um botão dedicado para resetar o jogo completamente, mas no Switch é um processo um pouco mais complicado.

Para reiniciar jogos no Nintendo Switch é necessário abrir o menu inicial e fechar o jogo manualmente para abrí-lo novamente. Assim como Pokémon Let’s Go, Pikachu! & Let’s Go, Eevee! e os demais jogos do Nintendo Switch, é provável que Pokémon Sword & Shield não contem com combinações de botões para soft-reset.

Em outra entrevista, desta vez com Junichi Masuda, o produtor ressalta que o peso da quantidade de Pokémon e a intenção de focar em outras features e gameplay em Sword & Shield resultou na ausência de espécies Pokémon no jogo, porém que definitivamente retornarão em jogos futuros. Confira o trecho da entrevista:

Até então nós ficamos orgulhosos em conseguir incluir tantos Pokémon nos jogos, mas como resultado disso houveram algumas ideias de features ou mecânicas que tivemos que abandonar no passado. Indo adiante, pensando no futuro de Pokémon, nós queremos priorizar essas ideias de gameplay e queremos nos desafiar na Game Freak para criar novos meios de se divertir com o jogo. Isso é o que realmente nos guiou para essa decisão de uma nova direção.

(Pokémon ausentes nos jogos) Definitivamente (retornarão). Você pode aguardar que Pokémon que não aparecerem nestes jogos aparecerão em diferentes regiões em jogos futuros.

Eu acredito que o Pokémon Home, para muitos jogadores, será uma maneira de reunir todos e embarcar em futuras aventuras.

Pokémon Sword e Pokémon Shield serão lançados mundialmente em 15 de novembro exclusivamente para o Nintendo Switch.

Nícolas Cares
A.K.A. Tsunami Hisoka. Designer gráfico, Ilustrador, Host do podcast e Trainer wannabe. Iniciou a Casa do Carvalho para falar da franquia que tanto ama. Quando sobra tempo, assiste algumas séries e filmes também. Gosta de paçoca.