O meta atualmente é composto por Pokémon com vidas gigantescas que chegam a danos maiores ainda, porém, no meio desse caos, um baralho em especifico volta a uma ideia que já foi bem popular no nosso jogo e parece que ainda continua extremamente forte.
Senhoras e senhores, prepare sua roupa mais elegante, pois serei seu anfitrião na festa de hoje – e se prepare que, sem dúvidas, será a festa mais maluca que você já viu!
A ideia do baralho é bem simples, O golpe Festa Maluca causa o dano equivalente a 20x o número de Pokémon com o mesmo golpe na sua pilha de descarte. O baralho segue fielmanete a mesma ideia trabalhada há alguns anos com o baralho Marcha Noturna, onde você tem atacantes extremamente frágeis de 1 prêmio, porém que causam danos gigantescos – facilitando o jogo contra baralhos de de 2 e 3 prêmios.
Além de ser um dos deck competitivos mais baratos do formato atual, ele também é extremamente simples e sem dores de cabeça. O baralho em questão trabalha com pouquíssimos atacantes, para o formato Standard/Padrão temos apenas 2, enquanto para o Expanded/Expandido podemos trabalhar com até 4 atacantes principais. Os demais Pokémon do baralho entram exclusivamente para suporte, ou para aumentar o dano com o mesmo golpe Festa Maluca.
Mas vamos separar por partes – mostrar algumas listas e também sugerir algumas modificações para as mesmas.
Formato Padrão / Standard

No formato padrão optaremos pela utilização de 2 Dedenne-GX (sim, eu sei, a carta ainda tem um preço meio salgado, mas dá para montar um baralho sem ele com algumas mudanças) 4 Roxie e 3 Lélia para aumentar a consistência do baralho, afinal queremos descartar rapidamente os Pokémon como Mr. Rime e Dedenne (Psíquico) pois, além de terem custos de ataques inviáveis, servem apenas para aumentar o dano (se você já jogou com o Marcha Noturna, pensa neles como os Lampent do baralho). Temos também 1 Oranguru de Sabedoria do Primata, para tentar achar alguma peça do baralho que esteja faltando para o ataque, seja ela uma energia ou até mesmo o apoiador do turno. A opção de utilização do balão está presente para 2 casos: se encontrarmos algum Absol de Ambição Sinistra e para facilitar o Recuo do Oranguru, que é o único Pokémon com custo de 2 energias.
Cartas Extras
Claramente o baralho muda de jogador para jogador e diversas cartas podem – e devem – ser incrementadas no corpo principal do baralho. Vale lembrar que nunca existe uma escolha certa ou errada, pois tudo depende do seu estilo de jogo e também de como está o formato que você está esperando. Abaixo segue algumas dicas de cartas que podem ser interessantes pro jogo.
Eldegoss V (SWSH2)
A Eldegoss V é uma carta que me agrada bastante no baralho pois serve principalmente para dar aquela finalizada no jogo, ou até mesmo te tirar daquela mão travada.

Marshadow (SM10)
A opção do Marshadow está aqui para tirar aquele estádio indesejável do oponente, como por exemplo o Labirinto das Fadas que atrapalha no custo de seus ataques. Lembrando que, se caso o oponente não tiver nada que te incomode, você pode descartar ele com a Roxie e comprar 3 cartas.
Duskull (SM12)
Também conhecido como Compressor de Batalha do Standard, a carta tem função de descartar 3 cartas da sua mão (normalmente alguém com Festa Maluca) e ajudar a aumentar o dano cada vez mais.
Weezing (SM12)
Algumas vertentes do baralho utilizam algumas cópias de Weezing para descartar com a Roxie e fazer um dano em área no campo do oponente para completar algum dano necessário.
Prancha de Retorno (SM11)
Caso você não goste da ideia do Balão de Ar no baralho, a melhor opção sem dúvida é a Prancha de Retorno. Embora só reduza o custo de recuo em 1, a carta normalmente estará a sua disposição no jogo.
Santuário da Punição (SM7)
Caso queira punir o oponente por utilizar Pokémon com a nomenclatura GX, a carta é excelente para fechar os danos de modo mais fácil.
Pontos negativos no Formato Padrão
Claro que nem tudo é um mar de rosas. Assim como o deck é relativamente bom, ele também tem alguns contras que é sempre bom mencionar. Infelizmente um dos maiores pontos negativos do baralho é um de seus atacantes principais ser do tipo Incolor – isso significa que o Bunnelby nunca irá acertar alguém na fraqueza e isso pode comprometer alguns nocautes.
Por contar com um número muito grande de Pokémon no baralho, é bem comum que o deck acabe dando algumas “mãos” bem travadas e vale frisar que o baralho tem uma dificuldade um pouco grande contra baralhos de “spread” ou que consigam aumentar a compra de prêmios. Isso deixa as partidas um pouco menos confortáveis de se jogar, já que o grande trunfo do baralho era trocar 1 prêmio por 2.
Formato Expandido / Expanded

No formato Expandido a Festa fica mais animada! O baralho ganha ferramentas incríveis como o poderoso Compressor de Batalha, que era a carta trunfo do seu antecessor Marcha Noturna. Além disso, ele ganha 2 novos atacantes básicos importantíssimos para o jogo – Mew e Marshadow-GX. O acesso ao Explorador VS deixa o baralho mais versátil, facilitando a reutilização de apoiadores, o Ace spec do baralho Pesquisa no Computador é a busca universal do baralho e o Pokémon Ranger é o counter perfeito para baralhos como ADP e também Noivern-GX, que tem uma presença grande no formato.
Cartas Extras Formato Expandido
Mr. Mime (BW9)
Um dos problemas no Expandido é que um dos baralhos mais importantes do formato consegue atacar no seu banco, então o Mr. Mime é uma ótima alternativa para tentar contornar a situação
Sinistea (SWSH3)
Pode parecer até estranho colocar uma pré evolução no baralho que teoricamente não precisa dela, porem ter um pokémon estágio 1 como Polteageist está presente aqui para não ter uma partida “Auto Loss” para Vileplume de Pólen Nojento
Ventilador de Campo (SM2)
Também bem presente no formato está o Garbodor de Garbotoxina que acaba atrasando bastante o baralho em algumas ocasiões, então é sempre bom ter 1 Ventilador de Campo ao seu alcance
Máquina de Prospecção (BW8)
Caso queira optar por outra Ace Spec é altamente recomendado o uso da Máquina de Prospecção que te permite buscar um apoiador do seu descarte para por na sua mão.
Rede de Recolhida (SWSH2)
Com a rede de recolhida você pode reutilizar novamente o efeito de um Shaymin-Ex ou até mesmo retira-lo de campo para manter a troca de prêmios em 1 por 2 ou até 1 por 3 .

Correio de Treinadores (XY7)
Se quiser deixar o baralho mais consistente Correio de treinadores é a carta ideal para o baralho, normalmente você sempre vai encontrar uma carta no mínimo interessante para se usar no turno.
Pontos negativos no Formato Expandido
Assim como o baralho ganhou coisas incríveis, ele também cai em um meta onde existe uma carta que praticamente destrói o baralho após o uso: Karen volta todos os Pokémon seu e do seu adversário para o baralho, então pode ser que em um turno você acabe dando 200 de dano e no outro 0.
Também é válido lembrar que dependendo de como você monta o baralho você acaba encontrando uma auto-loss no meio do caminho e se tentar ajustar para tudo o baralho perde um pouco a consistência, então é sempre bom tomar cuidado com as escolhas.
Considerações finais
Tanto para o formato Padrão quanto para o Expandido, o baralho é uma escolha bem interessante por conseguir rivalizar com os decks mais importantes do jogo, além do seu custo baixo de investimento para o corpo principal do baralho.
E você já jogou com o baralho em algum formato? Ou tem alguma carta extra que acha interessante mencionar? Conte para nós nos comentários!
Comenta ai, fí