Fala galerinha, aqui é o Alex Silva e sejam muito, mas muito bem-vindos a mais um artigo para a Casa do Carvalho. Logo, logo teremos o lançamento da última coleção da era Sol e Lua – Eclipse Cósmico!

Eclipse Cósmico promete fechar com chave de ouro a era Sol e Lua com o lançamento dos Pokémon Aliados Triplos, Treinadores Aliados e um conjunto de cartas poderosas.

Posso afirmar para vocês que está será uma das melhores coleções já lançadas nos últimos tempos, senão o melhor bloco da atualidade.
Hoje eu vou trazer para vocês o meu top 10 melhores cartas dessa coleção!

Confira o vídeo do canal PlusPower falando sobre as cartas deste artigo!

Esclarecimentos e Menções Honrosas

Essa coleção é tão grande e poderosa que foi muito trabalhoso se limitar a apenas 10 cartas para compor o meu top, então optei por abrir uma exceção e trazer algumas cartas que possuem sinergia como uma só. Ainda assim, algumas cartas com grande potencial acabaram ficando de fora, portanto, listarei algumas delas que por muito pouco não conseguiram espaço no meu Top 10:

  • Blastoise e Piplup-GX
  • Blacephalon
  • Persian de Alola-GX
  • Preparação do Professor Carvalho
  • Magneton
  • Mimikyu
  • Flygon-GX
  • Naganadel e Guzzlord-GX
  • Solgaleo e Lunala-GX
  • Will
  • Vara de Pescar da Vitória
  • Rose
  • Clay
  • Volcarona-GX
  • Ultra Necrozma
  • Criaturita

10º - Amuleto de Desafio da Ilha

Os Pokémon Aliados vieram com tudo e desde a rotação estão dominando completamente o formato. A cada coleção lançada, eles recebem mais e mais apoio garantindo a sua completa consolidação no meta. Mas, ainda, assim, eles possuem a desvantagem de fornecer três prêmios ao serem nocauteados e podem levar-lhes a derrota em apenas dois turnos. Mas e se você pudesse transformar um Pokémon Aliado em um Pokémon GX e fornecer apenas dois prêmios ao ser nocauteado? Pois bem, é justamente isso que Amuleto de Desafio da Ilha faz! Você reduz 100 de HP total do seu Pokémon GX pela redução do número de prêmios fornecido! As vantagens são inúmeras, mas, a principal, é criar a possibilidade das chamadas partidas de 7 ou 8 prêmios (quando seu oponente precisa nocautear mais Pokémon do que o necessário para vencer a partida). Se você duvida do poder dessa carta, apenas relembre do Mew3 do Tord que utilizava Shedinja para conseguir gerar uma vantagem parecida e desequilibrar o jogo. Amuleto de Desafio da Ilha ainda pode ser ligado nos Pokémon GX em momentos de desespero para reduzir o número e prêmios fornecido (perfeito para proteger aquele Dedenne GX no banco).

9º - Oricorio-GX

Essa carta parece que foi desenhada a dedo para dar fôlego aos baralhos de Pokémon Regular. Graças a sua habilidade, sempre que um Pokémon for nocauteado você pode comprar TRÊS cartas! Isso mesmo, são três cartas adicionais pelo nocaute. Assim, os baralhos de Pokémon regular conseguem potencializar seu efeito ao passo que é possível comprar até 15 cartas com sua habilidade (5 nocautes vezes 3 cartas).

Mas qualquer baralho consegue usufruir muito dessa carta, uma vez que você consegue ter em jogo uma resposta para a combinação nocaute + Carimbo de Recomposição no meio e final de jogo. Seus atributos permitem que ele venha através de Tesouro Misterioso e Bola Estima. Eu acredito que ele será uma inclusão quase que automática nos baralhos de Malamar e em baralhos que sofrem para Carimbo de Recomposição!

8º - Silvally-GX

Quando eu olho pra o Silvally GX eu só consigo pensar: é um Zoroark GX 2.0! Seus atributos são muitos parecidos, ambos são estágio 1 com 210 de vida, capazes de bater 120 por apenas duas energias incolor e com habilidades de comprar cartas! Apesar das similaridades, os contextos são totalmente diferentes, Zoroark GX se destacou em um formato de 2HKO e estava acompanhado de cartas como Energia Incolor Dupla, Faixa da Escolha, Acerola e Poção Máxima que davam a ele um grande apoio! Hoje, o formato está muito focado nos Pokémon Aliados e quase todos são capazes de causar 210+ com uma facilidade impressionante. Ainda assim, eu acredito muito no potencial do Silvally GX, já que a presença das Memórias que cobrem as principais fraquezas do formato dão um grande suporte. A versão de melhor destaque combina Volcarona GX (que possui uma habilidade muito similar ao Decidieye GX) para distribuir dano e “fechar a conta” para os nocautes certeiros do Silvally GX.

Red e Blue auxiliam no desenvolvimento do jogo e Dojo de Artes Marciais também pode ser utilizado para ampliar ainda mais a capacidade de dano do Silvally GX! Eu aposto muito no potencial desse bichinho, mas não tenho certeza se ainda é o seu momento de brilhar…

7º - Charizard e Braixen-GX

A Pokémon Company parece que tomou gosto por “imprimir dinheiro” e já lançou outra versão de Charizard GX para destruir a conta bancária dos colecionadores desse bichinho! Mas além de bonito, esse bicho veio para rivalizar com seu irmão parceiro do Reshiram, com um perfil diferente, bem mais controle! Seu forte é o seu primeiro ataque que causa 180 de dano, procura por até TRÊS cartas em seu baralho e coloca na sua mão! Com um ataque tão poderosos assim, no Japão, muitos baralhos controles focado nessa dupla estão surgindo. A estratégia consiste em desenvolver seu jogo com Soldadora e montar dois Charizard e Braixer GX.

Quando seu oponente nocautear um deles e comprar três prêmios, você vai executar combo de destruição de mão que com as cartas Carimbo de Recomposição + Jessie & James + Wezzing e reduzir a ZERO o número de cartas na mão do oponente! Para conseguir o controle absoluto, Machadinha de Gelo e Usina Elétrica entram para destruir qualquer chance de retomada do jogo! Mas Charizard e Braixen GX também funciona muito bem como coadjuvante nos baralhos de Mew3 e Firebox, sendo perfeitos para nocauter Pokémon regular ou GX com pouco HP e conseguir vantagens procurando por cartas em seu baralho!

Quando precisar, você pode recorrer ao seu ataque GX para energizar seus Pokémon e reconstruir o campo. Agora temos que esperar e ver se Charizard e Braixen GX vai ser protagonista ou coadjuvante aqui no ocidente!

6º - Reshiram e Zekrom-GX + Resolução do N

Os lendários da era Preto e Branco se fundem nesta carta para mostrar seu verdadeiro poder. Seus dois ataques são estúpidos, o primeiro causa 90 de dano para cada energia básica fogo ou elétrica que você descartar dos seus Pokémon no banco (limitada a três). Ou seja, é capaz causar 270 de dano desta forma. Até aí, nada de mais, afinal, vários Pokémon consegue causar 270+ de dano no atual formato. A mágica acontece quando você começa a olhar o grande número de cartas que podem ser utilizadas para garantir que você consiga causar 270 de dano logo nos primeiros turnos de jogo: a primeira é a própria carta tema desta dupla de Pokémon.

Resolução do N é um apoiador que permite a energização rápida e fácil dos seus Pokémon dragão. Naganadel, Tapu Koko*, Rayquaza GX e Soldadora também pode ser utilizados como formas de acumular energias acionais. Já Substituição de Energia e Substituição de Aliados são meios para redistribuição de energias ligadas em Pokémon indesejados. Agora, vamos a cereja do bolo, seu GX é um sniper de 170 de dano (olha os nocautes nos Dedenne GX da vida) e se você utilizou a Resolução do N neste turno, ele se torna um sniper duplo: 170 de dano em dois Pokémon do banco do oponente! Dá para comprar múltiplos prêmios facilmente com este Pokémon.

Outra vantagem está no seu tipo que permite ser procurado por Tesouro Misterioso. Enfim, com tudo isso disponível, é muito difícil não vermos baralhos de Reshiram e Zekrom GX aparecendo por aí!

5º - Arceus, Dialga e Palkia-GX

Arceus, Dialga e Palkia GX (apelidado de ADP por razões óbvias) é um dos grandes Pokémon temáticos dessa coleção e com certeza uma das cartas mais hypadas de todos os tempos. Tudo graças ao seu ataque GX! Por uma energia metálica, ele vai aumentar o dano dos seus pontos em 30 no Pokémon ativo do seu oponente pelo resto da partida, legal, mas nada tão poderosos, agora, se você possuir ao menos uma energia aquática adicional, tudo muda; além do aumento de dano, você vai comprar um prêmio adicional quando nocautear o Pokémon ativo do oponente! Isso mesmo, UM PRÊMIO ADICIONAL! Nocauteou aquele Jirachi do oponente? DOIS PRÊMIOS ADQUIRIDOS. Ahh, morreu Dedenne GX? Manda TRÊS PRÊMIOS aí! É uma vantagem muito grande. O legal é que o efeito se aplica para nocautes por qualquer Pokémon. Bom, já vimos que seu GX causa um estrago danado, agora vamos ao seu ataque que é um Full Blitz melhorado, podendo procurar por qualquer energia básica e ligar nos seus Pokémon da forma que desejar! As versões mais populares de ADP levam Keldeo GX para dificultar a vida de qualquer baralho com Pokémon GX já que o ADP consegue levar sozinho os baralhos de Pokémon regular.

Mas os benefícios não param por ai, por ser um Pokémon Aliado é possível buscá-lo por Tag Whistle e ainda de bônus ter acesso a um conjunto de apoiadores poderosos! Eu gostei muito desse Pokémon e, com certeza, ele será um dos bichos mais utilizados com o lançamento de SM12!

4º - Mega Lopunny e Jigglypuff-GX

Chegando no top 4 tem uma carta que passou despercebido aos olhos de muitos (eu mesmo só fui dar bola para ela quando comecei os treinos): Mega Lopunny e Jigglypuff GX! Seu poder vem do seu primeiro ataque que por três energias incolor causa 60 + 60 para cada Pokémon GX/EX no campo do seu oponente! Em um formato dominado por Pokémon Aliados e Dedenne GX um ataque desse consegue causar 120/180 com facilidade. Por atacar com energias incolor, qualquer baralho que possua alguma forma de energização adicional (Soldadora, Substituição de Aliados, etc) consegue usufruir desse Pokémon. Seu poder fica ainda maior do meio para o final do jogo quando o número de Dedenne GX e outros Pokémon GX tendem a aumentar na mesa. Sem o devido cuidado, ele consegue se transformar em um verdadeiro rolo compressor ao causar danos como 300/240 em turnos consecutivos. Se precisar, seu GX ampliado serve como Sniper e causa 200 de dano para fechar aqueles nocautes essenciais. Mega Lopunny e Jigglypuff GX deve estar muito presente nos baralhos com aceleração de energia, então, tome cuidado com o número de Pokémon GX em jogo!

3º - Maré Caótica

Quando eu li essa carta eu não consegui acreditar, um estádio que “anula” estádio? Como assim Pokémon Company, porque fazer isso com uma mecânica tão legal!? Maré Caótica entra como uma luva nos baralhos que não precisam de estádio e teriam que utilizar algum estádio para evitar que o oponente acumulasse vantagem com o estádio que estivesse em campo. Essa cartinha consegue anular os estádios Estrela Prisma, Fornalha Gigante, Floresta de Viridian, Santuário da Punição e, principalmente, Usina Elétrica. O final do atual formato ficou marcado pela combinação Usina Elétrica + Carimbo de Recomposição no meio para o final do jogo a fim de destruir os baralhos com Pokémon focados em habilidades.

O sucesso foi tanto que os baralhos de habilidades deixaram de ganhar torneios relevantes obrigando os jogadores a recorrerem aos baralhos focados em Desbravamento da Green (que são os únicos que não sofrem para o combo Usina/Carimbo). Maré Caótica equilibra essa situação e fornece alternativas para os baralhos de habilidades se destacarem novamente!

2º - Pegador Gigante

Qual o problema do atual formato? A ausência de cartas com efeitos de catcher! Qual a solução? Criar um novo Catcher! Haha. Essa carta é simplesmente estúpida de forte, em um formato dominado por Pokémon Aliados e GX o seu efeito é certeiro contra os principais baralhos.

Os custos estão plausíveis e descartar cartas também é uma vantagem já que estamos carentes de cartas versáteis que consigam cumprir essa função. Sobre o seu efeito, acho que dispensa comentários. Se você é um jogador experiente e já jogou outros formatos sabe que os efeitos de catcher são definidores do formato. Se você é um novato, eu vou lhe ensinar uma lição muito valiosa sobre o jogo: escolher quem você vai atacar é sempre melhor do que atacar quem seu oponente escolheu deixar você atacar (e o Pegador Gigante permite justamente isso). Mas diferente do Catcher original (que trazia qualquer Pokémon), essa carta apenas funciona contra Pokémon GX/EX.

Graças a essa limitação, os Pokémon regulares podem começar a resurgir no formato ao passo que estão imunes aos seus efeitos e podem valer-se dele para combater os Pokémon Aliado e GX.

1º - Apito de Aliados & CIA (Guzma e Pandam; Cíntia e Caitlin; Lulú e Vitória; Red e Blue)

Chegamos a carta mais forte da coleção e não posso dizer que se trata de apenas uma carta, mas sim um conjunto de cartas: Apito de Aliados & CIA! Com ele, você pode procurar por duas cartas Aliados em seu baralho e colocar na sua mão.

Quando você dá uma primeira olhada nela, logo você pensa: “trata-se de uma Pokébola melhorada para Pokémon Aliados. É legal, mas não é TUDO ISSO“. Sim seu raciocínio está certo e procurar por dois Pokémon Aliados a transformaria em uma Bola Estima melhorada. Acontece que em Eclipse Cósmico nós teremos o lançamento dos Apoiadores Aliados, que tem seus efeitos ampliados se você pagar um custo adicional. É aí que a mágica acontece!

Você pode utilizar o Apito de Aliados tanto para procurar POKÉMON ALIADO quanto APOIADOR ALIADO. Ao total nós temos seis Apoiadores Aliados e cada um deles é perfeito para ser utilizado em uma situação. Assim, você ganha estabilidade e versatilidade ao mesmo tempo, uma vez que pode transformar o Apito de Aliados na carta que estiver precisando naquele momento.

Essa carta vai melhorar muito a vida dos baralhos de Pokémon Aliado e abrir espaço para que essas estratégias imperem ainda mais!

Bem galerinha, chegamos ao final do top 10! Gostou?! Não gostou?! Deixe a sua opinião e acompanhe também o PlusPower no YouTube e nas Redes Sociais! Um abração e até mais!