Em entrevista da Gameinformer, Kazumasa Iwao revelou que Pokémon Sword & Shield contarão com algumas mecânicas para poder ajustar os Pokémon para o competitivo. O esforço necessário para montar um Pokémon competitivo pode desmotivar jogadores, então o diretor de planejamento revela – apesar de não poder revelar muito – que o jogo contará com maneiras de você usar seus Pokémon favoritos em batalhas competitivas. Confira:

Tradicionalmente na série você inicia seu jogo com o seu Pokémon inicial e captura vários Pokémon no começo, que costumam seguir com você durante toda a sua aventura – e muitos jogadores ficam ligados a esses Pokémon. Porém muitas vezes eles entram em batalhas competitivas e descobrem que não podem usar esses Pokémon, ou que eles não são muit competitivos, tendo que encontrar o Pokémon exato ou Breedar eles de certa forma para que seus Stats sejam competitivamente viáveis em batalha.

Desta vez nós queriamos muito introduzir sistemas que ajudem o jogador a pegar estes Pokémon, que eles capturaram no começo do jogo e o seu inicial, e levá-los diretamente às batalhas competitivas. Há diversos parâmetros ocultos de Pokémon que não são mostrados ao jogador. Estamos fazendo diversas coisas que permitirão que o jogador tenha certeza que os seus Pokémon sejam viáveis em batalha.

Quando questionado por mais detalhes, Iwao disse que não pode explicar mais do sistema, porém disse:

Eu preciso ser um pouco vago sobre isso, mas por exemplo – será visível ao jogador (e eu acho que eles saberão quando verem) quando um Pokémon possuir todos os Stats corretos e tudo mais. Mas há um parâmetro de personalidade que também entra em jogo nas batalhas e às vezes essa personalidade pode não ser a correta, então normalmente os jogadores Breedam até você conseguir a certa. Mas você verá que há um sistema que irá ajustar isso para os jogadores.

Pokémon Sword e Pokémon Shield serão lançados mundialmente em 15 de novembro exclusivamente para o Nintendo Switch.

Fonte: Gameinformer