O mais recente relatório fiscal da Nintendo revelou que, até o final de 2019, Pokémon Sword e Pokémon Shield venderam 16.06 milhões de unidades ao redor do mundo.

Com esta métrica (que desconsidera vendas de Janeiro de 2020), Sword & Shield se tornaram o 7º jogo mais vendido da franquia, ultrapassando Pokémon Black & White. Caso as vendas de 2020 ultrapassem os 17 milhões de unidades vendidas, os jogos da oitava geração se tornarão o quarto colocado nos mais vendidos da franquia, atrás apenas de Pokémon Red/Green/Blue (31.38 mi), Gold/Silver (23.10 mi) e Diamond/Pearl (17.67 mi).

Confira a seguir o trecho do relatório sobre os dados de vendas:

“(…) Durante os 9 meses, encerrados em 31 de dezembro de 2019, o Nintendo Switch Lite foi lançado em setembro como uma versão mais fácil-de-carregar e dedicada a jogabilidade portátil enquanto o Nintendo Switch regular permaneceu performando bem sem perder fôlego, resultando em um crescimento em vendas significativo que superou o mesmo período do último ano fiscal. Softwares como Pokémon Sword e Pokémon Shield obtiveram grande sucesso vendendo 16.06 milhões de unidades, junto a Luigi’s Mansion 3 e Super Mario Maker 2 – ambos vendendo mais de 5 milhões de unidades cada.”

Contando com pouco mais de 6 semanas em mercado, as versões bateram as vendas dos jogos do 3DS num curto período de tempo. Em comparação, Sun & Moon venderam cerca de 14 milhões no mesmo período, enquanto X & Y venderam cerca de 11 milhões.