Anunciado no fórum oficial da comunidade Smogon, a mecânica Dynamax (e também, por consequência, Gigantamax) está banida das categorias OU (OverUsed) e inferiores no formato Sword/Shield. De acordo com a publicação, o banimento se justifica pelo “(…) impacto de efeitos secundários de cada tipo de golpe, o mérito defensivo recebido por duplicar o HP de qualquer usuário de Dynamax e o elemento da imprevisibilidade que vem pela capacidade de qualquer Pokémon poder fazê-lo, em qualquer momento da partida“.

Uma vez que a Smogon seja focada primariamente em Single Battles, o texto ainda revela que “a capacidade de alguns dos Pokémon mais ameaçadores possuirem acesso a ataques melhorados, sem estar confinados ao Lock de Choice Items, abre uma imensa margem de quebra incontrolável de jogo. Além disso, o jogador está imune a ser parado (via Flinch), Encored ou Disabled, enquanto ainda atravessa Protects inflingindo 1/4 do dano, assim como os Z-Moves“.

Para a leitura completa da publicação justificando o banimento (em inglês), clique aqui.

Apesar de possuir uma minoria de votantes contra a retirada da mecânica, com o argumento que isso poderia atrapalhar na identidade da geração, a maioria do grupo tomou a decisão da retirada frisando que, no formato atual, a mecânica não favorece o balanceamento entre os jogadores pelas suas habilidades, visto que, como frisado acima, ela potencializa mais ainda Pokémon já muito fortes.

Por não se tratar de um formato oficial, o texto ainda reforça que isso não reflete os torneios oficiais (VGC, Double Battles) e não impede dos jogadores de utilizarem Dynamax e Gigantamax nos formatos Uber e National Dex OU, assim como o formato Custom Game de batalhas.