A The Pokémon Company International revelou hoje (28) mais detalhes o serviço em nuvem Pokémon HOME. O aplicativo, anunciado ainda em 2019 sem muitos detalhes, servirá como o sucessor do Pokémon Bank para as novas gerações e tem janela de lançamento parafevereiro de 2020 (ainda sem data oficial) para dispositivos iOS, Android e para o Nintendo Switch, contando com um plano gratuito e um plano Premium pago.

Imaginado como um local onde todos os Pokémon se possam se reunir, o Pokémon HOME permitirá que Treinadores tragam seus Pokémon de outros jogos associados e os depositem nas Pokémon Boxes na nuvem – ou os mova para outros jogos. Além disso, associando a mesma Conta Nintendo à versão de Nintendo Switch ou à versão para dispositivos móveis, jogadores terão acesso às mesmas Boxes, independente da plataformas. A versão do Pokémon HOME para a Nintendo Switch é atualmente compatível com os jogos Pokémon Sword, Pokémon Shield, Pokémon: Let’s Go, Pikachu! e Pokémon: Let’s Go, Eevee!.

Tanto a versão para a Nintendo Switch quanto a versão para dispositivos móveis do Pokémon HOME são compatíveis com o software Pokémon Bank, do Nintendo 3DS. A compatibilidade com o Pokémon GO ainda está em desenvolvimento.

Conectando o Pokémon HOME aos jogos Pokémon

Pokémon Sword e Pokémon Shield podem se conectar ao Pokémon HOME e, uma vez efetuada a ligação, jogadores podem depositar ou retirar Pokémon que foram obtidos utilizando esses jogos. Pokémon: Let’s Go, Pikachu! e Pokémon: Let’s Go, Eevee! também podem ser conectados ao aplicativo e jogadores poderão mover Pokémon entre ambas as versões e também para Pokémon Sword e Pokémon Shield. Quando um Pokémon de Pokémon: Let’s Go, Pikachu! ou Pokémon: Let’s Go, Eevee! for transferido para Pokémon Sword ou Pokémon Shield, não poderá retornar ao seu jogo de origem.

A transferência do Pokémon Bank exige o plano Premium do HOME. Uma vez que a função esteja habilitada, jogadores poderão trazer os Pokémon dos jogos do Nintendo 3DS para o Pokémon HOME. As espécies trazidas do Nintendo 3DS também não poderão retornar ao Pokémon Bank.

O Pokémon Bank também será disponibilizado gratuitamente por um mês após o lançamento do Pokémon HOME, para casar com o seu lançamento. Assim, Treinadores que aderirem ao novo aplicativo poderão resgatar seus Pokémon de jogos da série sem custo adicional ao Pokémon Bank.

Troca Pokémon

Há quatro formas de trocar Pokémon através do Pokémon HOME. Vale ressaltar que função de Troca está habilitada apenas na versão Mobile de Pokémon HOME.
• Os Pokémon colocados na Wonder Box podem ser trocados aleatoriamente com pessoas de todo o mundo, mesmo quando o Pokémon HOME não estiver aberto. Jogadores que utilizarem o plano gratuito poderão colocar 3 Pokémon na Wonder Box simultaneamente, enquanto os que possuírem o plano Premium poderão colocar até 10 Pokémon.

• Com o retorno do Global Trade System (GTS), jogadores poderão especificar quais Pokémon desejam trocar e que Pokémon desejam receber. Assim, será estabelecida uma ligação com um Treinador que cumpra os seus critérios e vice-versa. Jogadores que utilizarem o plano gratuito poderão colocar 1 Pokémon no GTS por vez, enquanto os que possuírem o plano Premium poderão colocar até 3 Pokémon.

• A Room Trade permitirá aos Treinadores a criação de uma sala online, para que os jogadores que estejam conectados possam trocar entre si. Cada sala tem capacidade de 20 pessoas e também está disponível no plano gratuito, porém apenas os jogadores com plano Premium podem criar (hostear) salas.

• A Friend Trade permitirá aos Treinadores trocar seus Pokémon com utilizadores nas redondezas e também aqueles que sejam adicionados como amigos no Pokémon HOME, utilizando a funcionalidade “Add Friend“.

Outras funcionalidades

Além das funções de troca citadas acima, o Pokémon HOME possui outras funcionalidades para os jogadores.
• Seguindo o que já havia no Pokémon Bank, o HOME traz a função de National Pokédex, com o registro dos Pokémon efetuados quando houver o depósito delas nas Boxes do Pokémon HOME. Se os jogadores depositarem um Pokémon capaz de Mega-Evoluir ou de se transformar em Gigamax, essas formas também serão registadas. Treinadores também poderão checar as entradas de várias PokéDexes dos jogos antigos num único local. A versão Mobile do Pokémon HOME também permitirá a pesquisa de Abilities ou golpes dos Pokémon.

• Os Treinadores poderão receber Mystery Gifts na versão Mobile do Pokémon HOME, tanto os Gifts para Pokémon Sword e Pokémon Shield, quanto os futuros Gifts para o Pokémon HOME. Os Pokémon recebidos no Pokémon HOME serão diretamente depositados numa das Boxes. Os Treinadores também poderão receber alguns presentes, tais como itens para os Pokémon, ao receber um código para um Mystery Gift no Pokémon HOME e, em seguida, utilizar esse código em Pokémon Sword ou Pokémon Shield.

• Treinadores que possuam um Plano Premium terão acesso à função de Judge, que permite a checagem de IVs dos Pokémon. Vale ressaltar que essa função também está nativamente presente em Pokémon Sword e Shield.

• Na sessão ‘Your Room‘, Treinadores terão acesso a uma variedade de informações sobre eventos ou jogos associados ao Pokémon HOME. Também poderão editar o seu perfil, utilizando Stickers. Para obter Stickers no Pokémon HOME, será necessário cumprir determinadas condições ou efetuar determinadas tarefas designadas por Desafios.

• Na versão do Pokémon HOME para dispositivos móveis, jogadores poderão consultar a sua posição nas Ranked Battles e nas diversas Competições Online de Pokémon Sword e Pokémon Shield, bem como as classificações dos Pokémon utilizados. Ao checar a Battle Data, poderão visualizar os registos das batalhas de cada Treinador, bem como as informações sobre os movimentos mais populares entre os Pokémon que participam nas competições.

• Ainda na versão do Pokémon HOME para dispositivos móveis, jogadores receberão notícias sobre os Pokémon que são distribuídos como presentes e Competições Online para os jogos Pokémon Sword e Pokémon Shield.

• Os ‘Pokémon HOME Points‘ são pontos que se acumulam no Pokémon HOME – de forma similar aos Poké Miles usados no Pokémon Bank – à medida que os jogadores depositam seus Pokémon. Estes pontos podem ser trocados por BP (Battle Points) para utilizar nos principais jogos da série Pokémon.

Existem algumas diferenças entre a versão do Pokémon HOME para o Nintendo Switch e para Mobile. Confira abaixo as principais diferenças:

Conforme citado neste texto, algumas funcionalidades poderão também ser expandidas ou adicionadas, caso os Treinadores possuam um Plano Premium. Confira abaixo a tabela oficial de diferenças entre os planos:

Por fim, o Plano Premium também apresenta algumas opções de periodicidade, que variam de 2 a 15 dólares. Valores em Reais não foram divulgados. Confira abaixo a tabela de preços: