Divulgado através do The Helix Chamber, uma nova gravação da Spaceworld 97′ publicada pelo canal kukun kun no YouTube revela cenas inéditas da Demo de Pokémon Gold & Silver presente no evento e que reforçam a legitimidade do suposto protótipo vazado em 2018. A gravação original de 11 de dezembro de 1997 se trata de um episódio da Famitsu’s Game Catalogue 2 TV.

A gravação contém cenas gerais do evento e a Demo de Gold/Silver aparece a partir dos 9 minutos e meio, como você pode conferir no vídeo a seguir.

Em meados de maio de 2018 um usuário anônimo divulgou uma ROM na internet alegando ser um protótipo de Pokémon Gold/Silver, mais precisamente a versão presente no evento Spaceworld 97′. Devido a incoerências em relação às evidências presentes em vídeos da época (como divergência entre telas de Press Start e o visual do protagonista) a legitimidade da ROM era incerta, principalmente com a presença de diversos Pokémon não utilizados nas versões finais de Gold/Silver.

No entanto, o vídeo apresenta versões de Honooguma, Ledyba e Hoppip e funções da Pokédex que condizem com a versão prototipal publicada, reforçando a suspeita que a ROM se trate de fato de uma versão contemporânea à Demo de 1997. Anteriormente neste ano, imagens oficiais de desenvolvimento de Red & Green também reforçaram a credibilidade de outro colecionador anônimo que extraiu sprites de uma suposta versão prototipal dos jogos da Primeira Geração que, por compartilhar alguns Pokémon não utilizados em seus dados, também reforçam a credibilidade da ROM protótipo de Gold & Silver.

Nícolas Cares

Author Nícolas Cares

Designer gráfico, Ilustrador, Webmaster, Host do podcast e Trainer wannabe. Iniciou a Casa do Carvalho para falar da franquia que tanto ama. Quando sobra tempo, assiste algumas séries e filmes também. Gosta de paçoca.

More posts by Nícolas Cares