A chegada de um novo bloco sempre é algo bem excitante no Pokémon Trading Card Game (Estampas Ilustradas para nós brasileiros), e Espada e Escudo não será uma exceção. Pokémon V e Pokémon VMAX chegarão para mudar o formato e muitos novos Pokémon de Galar farão a sua estreia no jogo de cartas. Porém, também teremos algumas mudanças nas regras e mecânicas já existentes. Agradecimento especial ao SHSuperSonic pela tradução do texto original <3

Confira a seguir as mudanças e algumas novas regras.

Mudança de regra do Primeiro Turno

No começo do bloco de XY, uma regra foi introduzida para prevenir que o jogador que começa a partida não declare ataques no seu primeiro turno. A partir do dia 21 de Fevereiro de 2020 (data em que o bloco Espada e Escudo se torna legal no nosso formato padrão para torneios), jogadores que iniciarem a partida também não poderão jogar cartas de Apoiador (Supporter) em seu primeiro turno.

Essa mudança visa impedir que o primeiro jogador tenha uma grande vantagem na partida. Algumas estratégias serão beneficiadas para jogadores que irão jogar o segundo turno, mas outras ainda funcionarão melhor se for você a começar o jogo.

Observação: É importante ressaltar que os torneios de Pré-Lançamento da coleção Espada e Escudo serão jogados com essas regras.

Ajustes em Fraqueza e Resistência

Por mais de uma década (desde o bloco Diamante e Pérola) a Resistência sempre reduziu 20 a menos de dano referente ao tipo mencionado na carta. Porém, as novas cartas de Pokémon que serão introduzidas no bloco Espada e Escudo possuirão Resistência de -30 ao invés de -20.

Como exemplo, Zacian V tem Resistência -30 contra o tipo Grama. Todas as cartas lançadas antes deste novo bloco manterão o padrão de resistência de -20, conforme descrito na própria carta.

Não teremos alterações diretas no sistema de Fraqueza, porém haverá mudanças no confronto de alguns Tipos básicos.

Pokémon do tipo Água passam a ter Fraqueza ao Tipo Elétrico no lugar de Grama;

Pokémon do tipo Psíquico passam a ter Fraqueza ao Tipo Noturno no lugar de Psíquico;

Pokémon do tipo Noturno passam a ter Fraqueza ao Tipo Grama no lugar de Lutador;

Remanejamento de Tipos

O suporte aos Pokémon do tipo Fada, introduzidos no bloco XY, deixará de existir a partir do bloco Espada e Escudo. Os Pokémon que são do tipo Fada no vídeo-game serão comumente representados pelo grupo do tipo Psíquico no TCG. Para manter o balanceamento dentro dos tipos, Pokémon originalmente tratados como tipo Venenoso serão representados como Noturno ao invés de Psíquico. No formato padrão a Energia Básica de Fada ainda poderá ser utilizada, porém isso pode mudar no futuro.

Erratas

Diversas cartas passarão por erratas (correção de texto) e terão suas mudanças válidas a partir de 21 de fevereiro de 2020. Confira abaixo:

Clique para expandir as informações

  • Recuperação de Energia
    (Lendas luminescentes, 59/73; Sol & Lua, 116/149; XY—Evolutions, 77/108; XY—Origens Ancestrais, 99/98; XY—Conflito Primitivo, 126/160; Black & White—Explosão de Plasma  80/101; Black & White, 92/114; Legendary Collection, 107/110; Base Set 2, 110/130; Base Set, 81/102)

Pequena mudança de texto:
“Coloque ATÉ 2 energias basicas da pilha de descarta para sua mão”

  • Lum Berry
    (EX Esmeralda, 78/106; EX Ruby & Safira, 84/109; Espada e Escudo ??/202;)

Pequena mudança de texto:
AO FINAL DE CADA TURNO, se o Pokemon no qual esta carta está ligada estiver sobre alguma condição especial, ele se recupera dela e então descarte essa carta”

  • Pal Pad
    (Sol & Lua—Ultra Prisma, 132/156; XY—Flash de fogo, 92/106)

Pequena mudança de texto:
“Embaralhe ATÉ 2 cartas de Apoiadores da sua pilha de descarte para o seu baralho”

  • Sitrus Berry
    (EX  Forças Ocultas, 91/115; Espada e Escudo ??/202;)

Pequena mudança de texto:
AO FINAL DE CADA TURNO, se o Pokémon a qual esta carta esta estiver ligada possuir 3 ou mais contadores de dano, cure 30 de dano dele e então descarte essa carta”

  • Hyper Poção
    (Skyridge, 127/144; Espada e Escudo ??/202;)

Grande mudança de texto:
“Cure 120 de dano de 1 de seus Pokémon que possua pelo menos 2 Energias ligadas a ele. Se você curou qualquer dano dessa forma, descarte 2 energia daquele Pokémon.”

  • Bola Rápida
    (Diamante & Perola —Majestic Dawn, 86/100; Diamante & Perola —Tesouros misteriosos, 114/123; Espada e Escudo ??/202;)

Grande mudança de texto:
“Você só pode jogar essa carta se descartar outra carta da sua mão. Procure em seu baralho por um Pokémon Básico, revele-o e coloque-o na sua mão. Em seguida, embaralhe seu baralho.”

Pesquisa do Professor

A carta Pesquisa do Professor terá sua estreia no Bloco de Espada e Escudo. Alguns jogadores podem perceber que o efeito desta carta é idêntico ao das cartas Professora Juniper e Professor Sycamore.

De agora em diante o nome “Pesquisa do Professor” será usado para definir estas cartas, ao invés de colocar um novo nome. Caso essa carta for atualizada no futuro com um novo personagem, o nome do novo Professor será identificado no canto superior direito da carta, mantendo inalterado o nome principal como Pesquisa do Professor.

Uma regra existente, no formato Expandido, diz que um jogador não pode utilizar Professor Sycamore e Professora Juniper no mesmo baralho. O mesmo se aplicará a carta Pesquisa do Professor, que não poderá ser jogada no mesmo baralho onde já se tenha uma cópia dos professores Juniper ou Sycamore.

Pokémon Checkup

Um novo termo será usado no jogo. A fase de “Checkup” substituirá a frase “entre turnos”, mas funcionará de forma idêntica. Ao final do seu turno (quando executar o ataque do Pokémon ou encerrar sua vez) entra a fase de Checkup, antes de ir para o turno do outro jogador. Segue abaixo a ordem que será realizada a checagem de status no jogo.

 

  • Checar Habilidades e condições especiais na seguinte ordem: Veneno, Queimado, Dormindo e Paralizado.
  • Checar as Habilidades e efeitos de treinadores durante o Checkup.
    • Você pode escolher a ordem que será realizando a checagem de Habilidades, Treinadores e Condições Especiais. Porém não é permitido misturar os 2 passos. Por exemplo, você não pode consultar o estado de veneno, ativar uma habilidade e por fim verificar se o Pokémon está dormindo, nesta ordem..
  • Antes de começar o novo turno verifique se algum Pokémon foi nocauteado.

"Recover"

No bloco Black & White, o termo “cura” foi introduzido. Por exemplo, “Cure 30 de dano de um de seus Pokémon” e antes disso “Remova 3 Marcadores de Danos de 1 de seus Pokémon.”

A partir do Bloco Espada & Escudo, um novo termo será introduzido para a remoção efeitos de Condições Especiais. Esse termo será conhecido como “Recover”, porém ainda não há uma tradução oficial do termo para o Português. Como exemplo, a carta Dama do Centro Pokémon diz: “Cure 60 de dano de um de seus Pokémon e remova todas as Condições Especiais”. O efeito continuará o mesmo, mas agora o termo Recover será associado a Condições Especiais assim como “Cura” é associado com dano.

Remoção de Lembretes

No passado, habilidades que diziam “durante o seu turno” incluíam um pequeno texto “antes de você atacar”, para lembrar ao jogador que a última ação feita durante o seu turno seria o ataque.

A partir do bloco Espada e Escudo, esses textos de lembrete não estarão mais presente nas cartas. Em alguns casos, a presença ou ausência do texto causava um efeito incorreto na carta, já que sugeria que algumas habilidades poderiam ser usadas durante o ataque dos Pokémon.

Por exemplo, se o golpe “Contra Arranhar-GX”do Persian-GX trocar o Pokémon Ativo por um Heatran-GX, sua habilidade “Estrada Queimada” seria ativada mesmo que esse efeito ocorresse durante o ataque. Para prevenir essas pequenas confusões, o lembrete será removido.

Marcas Regulamentares

Você pode notar que as cartas de Espada e Escudo possuem uma pequena caixa branca, próximo à numeração da carta, com alguma letra (no exemplo abaixo a letra “D”)

Isso é chamado de Marca Regulamentadora e será usada nas expansões futuras para determinar quais cartas são legais no Formato Padrão. Por exemplo, haverá um momento no futuro do formato onde somente cartas com a letra “D” poderão ser utilizadas em torneios, mas por enquanto é importante saber que as cartas terão estas marcas. Vale lembrar que este método de rotação já ocorre no formato japonês.